quinta-feira, 25 de agosto de 2016

As crianças e a vida de campo

Um dos temas que sempre me suscitou algumas dúvidas. Será que se todas as crianças tivessem experiências de vida de campo não teriam outros valores, outras maneiras de pensar e preservar as coisas, será que não iriam “amadurecer” um pouco mais ao ver como no campo existem trabalhos árduos a fazer para obter rendimento?
Infelizmente a juventude dos nossos dias é quase que inteiramente réplicas do excessivo consumismo dos multimédia, ou seja, réplicas daquilo que invadem os seus cérebros todos os dias (através de jogos, programas televisivos e tudo o que seja “falsificado”). As crianças não sabem dar valor ao que adquirem nem ao trabalho que dá para fazer com que lhes chegue tudo às mãos como que de uma maneira facilitada.
Eu defendo que as crianças deveriam tem temporadas no campo, ou seja, fazerem trabalhos de campo (plantação, apanha de produtos, cuidar deles, tratar de animais e fazer quase que de tudo um pouco do que os “camponeses” fazem). Aí talvez começassem a dar um pouco de mais valor às coisas e também a respeitar mais aqueles que trabalham no campo.
Trabalhar no campo não se trata de fortalecer o físico do corpo, mas também o psicológico.

(2016)

Um comentário:

  1. Fui criada no campo e às vezes tenho pena que o meu filho não possa viver algumas experiências que vivi. Era tudo tão leve, tão simples, pelo menos há 30 anos atrás. Viver numa grande cidade tem as suas vantagens mas perdemos tanta coisa. O ideal seria ter o melhor dos dois mundos :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir