quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A casa dos avós

Será que existe alguém que não tenha boas recordações da casa dos seus avós? Ou até mesmo que não tenha saudades dos tempos em que era criança e ia à casa de infância dos seus pais?
Acredito que nem todos crescemos com as boas memórias dos nossos primeiros tempos de existência neste mundo. Nem todos nós tivemos a sorte de crescermos a ser mimados pelos nossos avós, fazendo as nossas vontades contradizendo os nossos pais a maior parte das vezes.
A ida dos avós que significava docinhos, mimos, as nossas vontades feitas, alternativas de almoço e jantar caso não fosse do nosso gosto, enfim, coisinhas que só os avós costumam fazer.
Será que não tem saudades do tempo em que era criança e fazia asneiras, queria comer doces sem parar e coisas que todas as crianças gostam sem ser chamado/a a atenção pelos pais e quando o era os seus avós intervinham dizendo que era apenas uma criança, que era normal?
Isto é algo que não ficou preso ao passado, pois nos dias de hoje, muitas crianças gostam de ir para a casa dos seus avós nas férias e até mesmo quando estão doentes e isto porquê? Porque são mimados e quase que não existem limites e barreiras perante os avós, devido a estes só quererem a felicidade dos seus netos (nada mais que normal). Os pais das crianças não se esqueçam de que em tempos já estiveram no lugar dos seus filhos e que também gostavam das “regalias” do avô e da avó.


Agora lhe pergunto, será que não tem nem um pouco de saudades desses tempos de criança? Em que não tinha preocupações nem responsabilidades? Apenas limitava-se a ser uma criança em crescimento. Acha que as crianças de hoje ainda não aproveitam as idas às casas dos avós?


(2016)

3 comentários:

  1. Todos os anos as férias de Verão eram passadas na terra dos meus avós, que fica na Serra do Açor....era uma liberdade poder passear e brincar à vontade, com os avós a dar todos os mimos e mais alguns! Eles criavam cabras e eu ia com eles, quando as iam passear e adorava aquilo. Também cultivavam as hortas e eu adorava ajudar (ou atrapalhar).
    Para quem nasceu e viveu em Lisboa até aos 14 anos, tudo isto sabia ainda muito melhor :)

    Beijinho,
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Tenho tantas, mas tantas saudades desse tempo! Lembro-me dele com nostalgia mas de coração cheio.
    Confesso que este post deixou-me uma lágrima no canto do olho, mas por lembranças felizes. :)
    Beijo
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  3. Como não sermos felizes quando eramos mimados e tínhamos as nossas vontades feitas? Os avós são como uma segundos pais para nós só que numa versão melhorada ehehehehe, pois permitem aquilo que os pais não permitiam.
    Aí sim éramos crianças felizes.
    Beijinhos as duas

    ResponderExcluir