sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os psicólogos

Muito bem, os psicólogos, profissionais que ajudam as pessoas a ultrapassarem os seus traumas e dificuldades que tenham consigo mesmos. Psicólogos não são sinónimo de médicos de loucos, como muitas pessoas pensam e dizem, pois para essas pessoas os médicos aconselhados são os psiquiatras, especializados nesses casos.
O mal da população em geral (não sendo só as pessoas mais idosas) é pensar que ir ao psicólogo é um luxo, uma extravagância, enfim uma perda de tempo. Se essas pessoas pudessem ver o bem que estes profissionais conseguem fazer iriam ficar de boca aberta e mudar de opinião. Por exemplo, muitos dos pais não conseguem entender os seus filhos nem os “problemas” que se passam com eles, talvez porque os filhos não tenham coragem de lhes contar ou tenham receio que não os entendam e os julguem, enquanto no psicólogo, visto como um profissional que não tem nenhum tipo de relação interpessoal com o paciente consegue ouvi-lo sem saber o que se passa em volta e consegue tentar aconselhar e fazer com que a pessoa em questão tente ver as coisas de outra perspectiva.
Eu não entendo como a população em geral consegue ser tão avançada para certos assuntos e tão atrasada para outros. Os psicólogos não são uma extravagância, pois muitos deles atendem pelo centro de saúde, sendo a consulta gratuita.
Se são uma mais-valia? Eu acho que sim, pois ajudam imenso quem precisa, falo por mim, pois já tive consultas durante 7 anos e ajudou-me imenso a compreender as coisas de outras perspectivas e a não fazer de tudo um problema, enquanto as pessoas que me tentavam ajudar de fora não conseguiam ajudar-me por completo, visto que sabiam do resto envolvente, deixavam-se envolver pelos factores exteriores.
Em suma, os psicólogos são uma mais-valia para a população em geral (embora nem todas as pessoas os vejam assim) e deveriam ser agradecidos por isso, eles ajudam os “incompreendidos” a enfrentarem os seus problemas e a verem a vida duma maneira mais leve.


O meu MUITO OBRIGADA a todos os psicólogos do país por ajudarem os seus pacientes!

(2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário