sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A triste realidade de Portugal

Hoje falo sobre um assunto que me indigna a mim e a muitos dos cidadãos de Portugal e ilhas, a falta de oportunidade de trabalho tanto para os mais jovens como para os mais velhos.
A triste realidade que nos assombra. Os jovens se têm apenas o 12.º ano dizem que têm poucas qualificações, porém, se forem licenciados já têm demasiadas qualificações para exercer quase que todos os cargos possíveis existentes.
Além das qualificações, um grande factor é a idade e a experiência, isto é, quando somos jovens não temos experiências, ora porque será? Porque ninguém é capaz de colocar à experiência onde quer que seja, pois preferem sempre procurar e colocar alguém já experiente já ao trabalho. Ninguém se dá ao trabalho de dar oportunidade a quem nunca a teve, fazendo assim com que seja impossível obtermos a bendita experiência que tanto pedem em todos os locais. No que toca às pessoas com mais idade (mesmo a partir dos 40 anos) já são discriminadas por serem demasiado velhas e incapacitadas de exercer certos ofícios.
Quanto às aparências físicas já todos sabem, no que toca a deficiências físicas ou motoras, altura, peso, aspecto físico, piercings, tatuagens e tudo o que possa servir de desculpa para não empregar alguém.
Sinceramente, como esperam que este país prossiga e evolua, trazendo os seus habitantes emigrados de volta à sua terra de origem e garantindo a sua permanência. Se não há motivos suficientes para manter cá os jovens e não só, como parar de enriquecer os países que os acolhem com melhores condições que as nossas, usufruindo das formações e mãos-de-obra que saem do nosso país.
É nesta triste realidade que Portugal se encontra, afugentando os seus habitantes à procura de melhores condições de vida!

(2016)




Nenhum comentário:

Postar um comentário