segunda-feira, 21 de março de 2016

O ser humano

Nasce um ser humano
Para sua vida viver.
Nada acontece por engano
E muito menos para sofrer.

Ao longo da vida
Rimos e sofremos.
Às vezes pode não ser divertida,
Mas é graças a isso que crescemos.

Tornamo-nos fortes
Com os obstáculos que aparecem.
Pois não dependemos de meras sortes,
Mas sim do esforço que muitos desconhecem.

Esforço de subir na vida
E de batalhar
Para os nossos sonhos seguir
E um dia os vir a alcançar.

Por vezes batemos no fundo,
Onde nos perdemos na escuridão,
Aparece sempre nalgum segundo
Alguém que nos conforta o coração.

Nem tudo é fácil,
Nem tudo é difícil.
É preciso lutar pela vida,

Para não ser perdida!

(2012)

Um comentário:

  1. Li casualmente o artigo” O Ser Humano” e deixei-me esvoaçar até colidir com os seus pensamentos…
    Se o Ser Humano nasce para “ viver”?
    O que é viver, Ana?
    Existir? O que é existir? Subsistir durante um tempo efémero, com a ilusão de que se está vivo, ignorando as pequenas mortes quotidianas? Ou será viver um acumular de pequenas mortes até chegar à morte definitiva ou àquela que nos transformará em algo mais ou em qualquer coisa que justifique a passagem do aqui, do agora, dos instantes perdidos, passados, vividos?!…
    Será que esse” crescer” na vida nos reencaminhará para a Luz como o Conhecimento ou para a Luz/Morte, a Luz/ Fim, a Luz/ Mistério?
    O que é viver, Ana, na perspetiva de uma jovem (pergunto-lhe pela 2.ª vez)?
    Passar a vida com esta ou aquela conduta (in) civilizada, conforme a cultura, repetindo ações que nos desgastam, debilitam e envelhecem?
    Conviver com outros múltiplos, nossos irmãos, sem os conhecer verdadeiramente, porque isso implica saber quem é quem, com indícios certos e sem desilusões, etc.?
    O que é viver, Ana? Uma ocasião para aproveitar os Momentos, antes que chegue a ocasião final?
    F. Pessoa demonstrou, através da análise aos seus” eus”, que o Ser Humano não veio a este mundo para passar como uma” besta sadia” (lembra-se?), isto para dizer que ninguém nasceu apenas para procriar e morrer e deu exemplos de vários que ainda servem de modelos pelas ações vitoriosas, valentes, destemidas e sofredoras. Na sua visão, isso seria viver! Seria?
    De facto, o Homem sofre, o Homem chora, o Homem aflige-se, o Homem suporta a angústia, suporta a sujeição e os obstáculos, passa pela miséria, passa pela injustiça, porque sabe não passar de um “ bicho da terra tão pequeno”( lembra-se de Camões?). Com efeito, perante essa pequenez, o que é o Ser Humano? Uma bomba prestes a explodir ou um alçapão para depósito da palha na manjedoura?
    Ana, pela última vez, quem me dera saber o que é viver! Se ao menos tivesse indícios inconvertíveis de que a minha razão seria absolutamente certa?!…
    (Ana, esses seus pensamentos provocam-me calafrios, provavelmente, por serem mais ou menos semelhantes aos que escreveria se tivesse a sua idade, mas não se preocupe com este comentário final nem perca tempo com estes devaneios, afinal, as dúvidas levantadas não lhe dizem respeito, antes a uma parte de mim que não se compreende a si mesma. Ponto final. Com grande estima e Amizade.
    Vá escrevendo, escreva sempre, escreva mais e nunca pare de escrever, porque escrever assemelha-se a vomitar o que vai nas entranhas e isso, que pode parecer mau, faz muitíssimo bem! Até sempre!)

    ResponderExcluir