quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Fábricas: Pessoas VS Máquinas

Quem é que vivendo neste mundo em que vivemos ainda não se deu de conta que vivemos cada vez mais num planeta dominado pelas máquinas? A (talvez) excessiva produção e evolução das máquinas tem feito com que a maior parte da população seja dispensada dos seus serviços a fins de poupar recursos monetários investindo na maquinaria.
A evolução da tecnologia pode-se dizer que foi algo muito bom para todos nós em alguns aspectos (e não é preciso ser alguém muito sábio para chegar a essa conclusão), porém, estes avanços trouxeram com eles algumas consequências para a população em geral (como tudo na vida tem prós e contras).
Desde do princípio dos tempos o trabalho humano era o mais preciso, para tudo o que pudéssemos imaginar, pois as máquinas ainda eram as suas primeiras invenções (e de certeza estes nunca que pensaram vir a perder os seus trabalhos por conta da evolução das suas criações).  Contudo chegamos a um ponto em que se criaram robôs capazes de exercer as funções dos humanos e de programar as máquinas para fazerem tudo o que a mão do cidadão fazia com rigor.
Passamos duma geração em que se valorizava o trabalho das pessoas, para uma em que as máquinas fazem quase tudo sem ser necessário pagar-lhes.
A evolução foi boa até chegar ao ponto em que as pessoas não conseguem arranjar trabalho, devido não só aos típicos entraves (idade, aparência, estudos, entre outros) como também a devido às maquinas poderem fazer as mesmas funções sem “custar” tanto para a empresa.
Esta é a nossa (infelizmente outra vez) triste realidade que nos rodeia. Tanto demos pela evolução das máquinas que agora como paga estas “ocupam-nos” os lugares.


Será que é justo? Será que algum dia alguém pensou que isto poderia vir a acontecer? Será que a evolução da tecnologia ainda poderá nos afectar mais no sector do trabalho? O que acha?


(2016)

2 comentários:

  1. Sinceramente espero que não, porque acho que as máquinas não deviam substituir todo o trabalho humano :\

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois. Mas infelizmente é o rumo que se está a estabelecer. As máquinas tornaram-se as preferidas e quase que perfeitas ao contrário dos seres humanos.

      Excluir