domingo, 3 de julho de 2016

Os jovens de hoje e de antes


Quantas vezes já nos questionamos o quão diferentes são os jovens de antigamente para os jovens de hoje? Como os métodos de ensino eram outros? Como possível familiares serem tão diferentes apenas devido às gerações?
É engraçado como observamos os jovens de hoje. Os seus modos tão diferentes daqueles que foram educados em outra época, falo não só na sua linguagem, no seu comportamento, mas até mesmo das maneiras que são repreendidos e educados pelos superiores.
Antigamente (não assim tão longe no tempo), as crianças brincavam livremente na rua, na terra com os seus amigos, com coisas simples como com uma bola, uma corda, um lápis e papel, com pedras e paus, enfim com coisas que a natureza dava. Eram crianças felizes e sabiam ter respeito aos mais velhos tratando-os por Senhor e senhora, o que hoje em dia praticamente não existe.
Hoje em dia as crianças mal saem à rua com medo que se magoem (coisa que antigamente era normal), preferem passar o dia enfiados dentro de casa (como numa estufa) ligados a máquinas (televisores, telemóveis, jogos virtuais, tudo electrónico). São dependentes das tecnologias esquecendo-se que existe um mundo lá fora diferente, deixando de conviver com as pessoas e deixando de lado as boas maneiras que antigamente haviam (as palavras de cortesia, de educação e de respeito).
Hoje em dia encontrar um jovem que saiba pedir “por favor” e dizer “obrigada” depois, que saiba pedir desculpas quando está errado, são coisas raríssimas e isso pode ser confirmado ao perguntar a pessoas mais crescidas.
É triste, muitos dos pais com o setresse do trabalho deixam de transmitir alguns valores dos quais os seus antepassados lhe passaram, como valorizar as coisas, as pessoas que as ajudam, entre muitas mais coisas que antigamente eram reconhecidas, que hoje em dia já não têm nenhuma validade.
Antigamente os mais novos iam para as fazendas ajudarem os pais e avós a cultivar, ajudavam em casa, enquanto hoje em dia já dizem que isso é trabalho dos mais velhos, que não é trabalho infantil.
Pois muitos jovens de hoje se tivessem tido a educação como antigamente não seriam decerto preguiçosas e mal-educadas como são hoje. Iriam saber dar valor, iriam ser mais fortes, desenvolvidas e iriam aprender muito mais a serem pessoas civilizadas do que passarem os dias ligadas apenas às tecnologias.

(2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário