quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Sortudo/a...

Gente, quem nunca se sentiu sortudo/a por ter alguém em sua vida?... Falo em alguém que marque a vossa vida, de alguma maneira (boa de preferência).
Todos nós em alguma altura da nossa vida pensamos em que aquela pessoa é uma "bênção" em existir na nossa caminhada que é a vida. Ao falar de alguém especial refiro-me a várias hipóteses, estas sendo mãe, pai, irmã ou irmão, tio/a, namorado/a, amigo/a, enfim, qualquer pessoa que de certo modo tenha influenciado a vossa vida de uma maneira positiva.
Podem conviver com essa pessoa todos os dias ou nem por isso, o que interessa é o "efeito" que causa em nós, aquela sensação de confiança, segurança, alegria, porto de abrigo, um como que quase "tudo", ou seja, um alguém que nos faça sentirmos super bem ao lado delas.
Por muitas vezes, muitas pessoas julgam ter encontrado esse tal alguém e depois virem a descobrir que afinal não era...
Eu posso dizer que encontrei e que me faz sentir super sortuda, pois nele encontrei tudo o que procurava e me faltava para sentir completa. Agradeço a Deus de ter entrado na minha vida. 
Ao seu lado sinto que sou capaz de tudo e de ir aonde quer que seja independentemente dos obstáculos e das condições que isso implique. Posso dizer que o meu sonho tornado realidade, que me faz sentir uma sortuda. Conseguir descrever a sensação é complicado devido a não encontrar as palavras certas, porém quem se sente assim conseguirá perceber ao que me refiro. É o sentir-se único/a no meio de todo o mundo.
Gente o que posso dizer-vos é que quando encontrarem esse alguém saibam dar o devido valor e preservar para toda uma vida, pois pessoas assim não existem muitas e as que existem são muito especiais.


Concorda ou não comigo? Existiram ou não pessoas que nos fazem sentir sortudos/as? Serei apenas eu a pensar assim?

(2017)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Personalidades variadas

Com quantas facetas lidamos
Ao longo da nossa vida.
Não que nós queiramos
Mas que nos torna a estadia entretida.

Entretida a tentar os outros perceber
E um dia vi-los a entender.
Porque essas suas personalidades
Que têm tantas variedades.

Uma faceta para cada ocasião
Claro que apropriado à situação.
Nunca querendo ser o mais fraco
Nem que para isso tenha que pôr alguém num buraco.

A todo o custo der o vencedor,
Independentemente de quem tiver de derrubar.
O importante é ser da vitória o conquistador
E sair a se gabar.

O que importa é a sua fama
E a sua reputação.
Mesmo que o seu nome ande na lama
Fazer-se sempre de “cagão”.


Concorda ou não comigo? Será que realmente nunca conhecemos as pessoas que têm múltiplas facetas... Cada uma apropriada a cada situação...

(2017)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Frio...

Minha gente, hoje pensei em escrever sobre o frio que se tem feito sentir (porque não). Quem é que não anda sentindo frio nestes últimos meses? Será que alguém? Esta vaga de frio parece que veio para ajudar os vendedores a fazerem lucro graças às roupas quentes que têm para vender.
Todos os anos é normal haver frio, principalmente agora no inverno, porém, este ano parece estar a ser mais rigoroso. Será efeito apenas da poluição? Não sei. Talvez o cientistas possam responder a tal questão, pois estão qualificados para tal.
Falo por mim, eu acho que às vezes um pouco de frio até sabe bem, mas não com a intensidade que sentimos agora.
No tempo frio sempre caiu bem um chá quentinho, um café, um cacau quente, uma ponchinha (pelo menos na Madeira), coisas quentes que aqueçam (falando na bebida), enquanto no que toca às roupas já damos prioridade aos casacos, calças bem quentes, luvas, gorros, cachecóis, meias, pantufas e claro, não podem faltar as mantas e os cobertores, de preferência de frente para uma lareira ou em algum sítio bem quente.
Os métodos e técnicas para aquecer cada quem tem as suas, umas melhores que outras, cada quem aquece-se de acordo com o frio que faz onde se encontra e conforme lhe é possível.
Muitos de nós falamos do frio que sentimos e que algumas vezes é quase que impossível aquecer, porém deveríamos parar e reflectir que há pessoas piores que nós que não têm uma casa sequer para se abrigarem como nós, os sem abrigo, esses sim passam por muito frio e por vezes nem sequer uma sopa têm para se aquecer à noite.
Tal como eu disse, todos nós sentimos o frio consoante os nossos meios ambientes e as condições em que nos encontramos.
O que todos devem fazer é se manterem quentes e abrigados do frio consoante poderem.


O que acha que cada um deve de fazer para se manter quente com este frio que se faz sentir? Concorda comigo?
(2017)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Hospitais...

Minha gente, quantos de nós não apreciamos muito os hospitais? Uns pelo cheiro que nele existe, outros pelos motivos que nos levam lá ou até mesmo pelas possibilidades de doenças que lá são potencialmente contagiosas?
É normal (pelo menos a meu ver) o não ser muito fã desses espaços, os hospitais. É imenso o número de pessoas que se vêem obrigadas a dirigirem-se a esse recinto devido a motivos de saúde.
Inúmeras pessoas vêem as suas vidas confinadas aos hospitais devido às doenças que têm, tendo assim de adaptar o seu dia-a-dia em função da sua ida ao centro hospitalar.
As pessoas por si já não são muito adeptas dos centros de saúde (pelo menos a maioria) quanto mais dos hospitais. Os centros de saúde podem ser vistos como um "cheirinho" dos hospitais, sendo as urgências um "cheiro" mais elevado e mais perto do topo que é o hospital em si.
Tudo o que diz respeito à saúde é normal as pessoas terem um pouco de receio, pois pode tratar-se de doenças mais problemáticas o que significa maior preocupação por parte dos utentes, o que em geral vem a contribuir com a alteração de todo o seu sistema imunológico (o que deixa o corpo mais exposto a doenças). 
Sejamos realistas, o simples facto de sabermos que temos de nos deslocar ao hospital já nos deixa nervosos, então quando chega à sala de espera, aquela angústia de esperar pela consulta, tendo de aguardar naquele ambiente com pessoas doentes e correndo o risco de apanhar alguma gripe ou algo do género, ainda passando pelo setresse depois de poder vir a remarcar exames para descobrir o que podemos ter e sem contar com o dinheiro a gastar em medicamentos e em tentar recuperar o tempo gasto nesse local é o suficiente para que uma pessoa prefira se manter longe desse local.
Muitas más recordações alguns de nós temos dos hospitais, porém, deles não podemos fugir e temos de encara-los como um sítio em que poderemos encontrar quem sabe a porta da esperança para prevermos o agravamento de muitas doenças.


As experiências com os hospitais podem não ser as melhores, mas será que estes não podem ser a solução para muitos males? Serei apenas eu que quando vou ao hospital penso desta maneira?

(2017)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Angústia

O tempo passa
De tal forma que não é permitido ganhar traça.
As pessoas envelhecem…
E muitas delas adoecem.

Ao vê-la doente
Não sei como ser prudente.

Por ela a minha vida daria,
E tudo faria.
A doença iria roubar
Para a sua saúde voltar.

Custa-me vê-la sofrer
E nada poder fazer.
Observá-la a padecer,
De algo que ela jamais iria merecer.

Se o meu desejo, de algo servisse
Roubaria enquanto dormisse
Para que não se desse de conta
Que a sua saúde estaria pronta.


Escrevi este poema numa altura não lá muito boa e nele consegue perceber o porquê. Espero que goste. O que acha? Serei a única a pensar desta maneira quando se trata de um assunto assim ou parecido?

(2010)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Solta o que há em ti…

Quando ninguém te dá a mão…
Fecha os olhos e abre o coração!
Deixa a tristeza e vive a emoção…

Esquece o passado e vive o presente…
Olha para a frente!
Começa a sorrir, que aparecerá uma estrela cadente!

Refrão:
        Grita, pula e sente…
        Entre a gente!
        Que és vida,
        E que não estás perdida!

Diz bem alto o que vai em ti…
E a tudo o que for bom, diz que sim!
Larga as mágoas…
E faz as tréguas!

Refrão 2X

Tens de acreditar em ti…

Tu, … és a única,
Que o mundo tem…
Pois igual a ti não há mais ninguém…

Refrão 2X

Solta o que há em ti…


Esta foi uma tentativa de escrever uma música a alguns anos. Espero que gostem e que digam o que acham. Foi apenas uma experiência mas não passou disso. Que acham?


(2009)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

És o meu segredo

Gostava de te conhecer.
A tua forma de ser,
Desperta em mim tal curiosidade,
Que não acontece por casualidade.

Tudo em ti é diferente,
A meu ver.
Não que seja impaciente,
Mas talvez por tanto te querer conhecer.

Para mim, és um segredo,
Tal como a vida.
Quero descobrir o teu enredo,
Para saber como ela é por ti vivida.


Quem será que não pensa assim quando está gostando de alguém e está ainda conhecendo a pessoa? Aquelas dúvidas que pairam nas nossas cabeças, sempre tentando serem positivas...

(2015)