sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Quem somos nós?

Quem somos nós nesta nossa vidinha que levamos? Seremos donos da nossa própria vida ou de algo que diz respeito a ela?
Todos nós levamos uma vida em que planeamos e agendamos tudo como se tivéssemos a plena certeza que chegaremos ao dia seguinte com vida.
Nós estamos nesta vida hoje, porém, amanhã podemos já cá não estar. Dependemos do destino ou das oportunidades que esta vida nos proporciona, sem contar com obstáculos que nos põem à prova para ver se somos capazes de vencê-los e de merecer estarmos neste mundo a viver uma vida, tendo a oportunidade de vencer novos obstáculos.
Quem somos nós afinal? Meras peças/peões com os quais o destino joga com “as nossas vidas”. Permanecemos nesta vida o tempo que o nosso destino quer e pretende.
Nós não controlamos nada.
O que cada um deve fazer é aproveitar a oportunidade de ter uma vida e de usufruir ao máximo das coisas boas que esta nossa estadia pode nos proporcionar.

O que diz sobre isto? Teremos ou não capacidade para vivermos uma vida? Seremos nós a decidir o tempo que ficamos cá neste mundo, um ser mais além ou o nosso destino?

(2017)


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Virar a página

Um ano começa
E irei vivê-lo como nunca vivi
Fazer o que antes perdi
E por que não como uma peça?

Deixar o que não prestou
Para aproveitar a nova etapa que começou.
As tristezas de nada servem
E no presente não interferem.

O passado de nada serve,
Só vem trazer más recordações.
Pois melhor deixá-lo onde se sabe,
Só dele aproveitar as canções.

Virar a página, é o que tenho a fazer
De que serve viver o que já passou?
A página já se virou,
E uma nova etapa tenho para viver.


Concorda ou não que devemos pensar assim no início de um novo ano? Deixar as mágoas para trás e começar de novo, com novas esperanças?
(2010)


sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo


Bem, bem, quem diria que como todos os anos mais um ano termina para começar outro. Mais uma vez terminaremos o ciclo dos 365 dias (este ano 366) para iniciá-lo outra vez e voltar a lutar para alcançar os nossos objectivos e cumprir as nossas metas.
Um ano acaba e com ele muitas promessas e desejos para o novo ano se iniciam, mas agora se serão cumpridas, isso já é outra história.
Chega esta altura do ano e como dita a regra os votos de todos para todos são basicamente sempre os mesmos (muita saúde, amor, harmonia, alegria, concretização, felicidade e por aí fora), nunca se esquecendo de que todos os seus sonhos se concretizem (e se se concretizassem o euromilhões sairia a muitas pessoas).
O ano novo é algo que marca as pessoas, não só pelos fogos de artifício que embelezam todos os países a quando da meia noite, mas como também pelos emigrantes que regressam às suas origens nesta data para estarem com as suas famílias e matarem as saudades da sua "terrinha natal".
O fim do ano é o final de um longo ciclo e do início de outro novo ciclo, com novos obstáculos, novas metas, novas realizações, concretizações e conquistas.
A todos desejo todos os votos comuns e mencionados acima como também toda a sorte do mundo, que passem ao lado de quem mais amam e vos faz feliz e já agora entrem com os dois pés para não caírem.

Estes são os meus votos de Feliz Ano Novo. Adeus 2016, foste bonzinho mas agora está na hora do 2017 entrar em acção!!

(2016)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Subúrbios

Encontro-me farta deste mundo…
Mundo feito de crueldades.
Constituído por pessoas que não têm fundo,
E que acabam por ser piores do que os rebeldes.

Porque é que existem indivíduos que só fazem porcaria?
Que não se importam com os que os rodeiam?
Acabam por dar fim a toda a alegria,
E por dar razão àqueles que os odeiam!

Por mais hipóteses que dêmos,
Acabamos sempre por ficar sem solução.
De nada nos serve os livros que lemos,
Porque jamais conseguem alterar a conclusão.

A loucura é uma doença fatal,
E com bebidas à mistura…
Acabam por criar muito mal
O que leva a uma grande tortura.

A realidade dolorosa e crua,
Da qual um louco pode fazer.
Aquele resultado da droga pura,
Que no sangue não pára de correr.

(2010) 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Natal

Quem não conhece a festividade tradicional anual? Que movimenta várias pessoas a gastarem dinheiro a mais do que todo o ano (sendo as causas as comidas, as prendas e decorações). Aquela altura do ano em que as crianças enlouquecem pelos presentes que anseiam dizendo que se portaram bem todo o ano e que tiraram boas notas.
O Natal, a comemoração em que é suposto reunir toda a família, conviver com os mais chegados, tentando se abstrair dos setresses diários (sejam eles do trabalho ou de casa).
Há quem  não ligue ao Natal (e eu não tenho nada contra isso), porém é uma data especial não só para os cristãos (pela sua simbologia) como também para outras pessoas devido a poder ser a oportunidade de tentar rever e se juntar àqueles que já não veem a algum tempo (sendo estes família e/ou amigos) e de passarem "um bom momento" com eles.
Esta festividade não se trata apenas das prendas para os mais novos e os demais, mas sim também de tentar despertar um pouco a generosidade das pessoas para os mais necessitados (não sendo só os mendigos ou os pobres, mas sim dos mais idosos que ficam como que meio esquecidos pelas suas famílias durante o ano inteiro).
Nesta época natalícia o que conta não é uma mesa farta, as prendas caras ou excessivas, nem tão pouco as roupas "chiques" e novas com que as pessoas aparecem mas sim a felicidade, a harmonia e o sentimento de união da família.
Está certo que qualquer pessoa gosta de tudo o que foi referido acima (não finjamos que é mentira), porém, nesta época o que mais conta é a saúde para toda a família e mais chegados, tudo o resto são extras e podemos considerar prendas do "Pai Natal".
O Natal é das crianças e dos mais crescidos. Concordo que as crianças apreciem mais a época devido aos brinquedos e ao "Pai Natal", porém os mais crescidos também fazem esta festividade juntando as famílias, olhando pelos mais idosos e tentando passar para os mais novos quais as razões do Natal ter tanta importância.
 
Um Feliz Natal cheio de tudo de bom para si e para os seus!
 
 
Concorda ou não que o Natal é de todos? Dos mais novos aos mais velhos? Da paz, harmonia, saúde e reunião da família?
 
(2016)

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Um sonho desfeito

Todos nós sabemos,
Que às vezes erramos!
Sem querermos,
E sem esperarmos!

Desejamos a verdade
Mesmo que seja dolorosa.
Pois uma mentira
Pode ser muito maldosa.

Uma vida pode mudar
À custa de uma partida!
Tudo pode estragar
E acabar por ser perdida!

Desfaz sonhos e vidas,
Destroçando adultos e crianças…
Não servindo as pessoas precavidas,
Que ficam sem esperanças.

Concorda ou não que a verdade mesmo que dolorosa pode desfazer muitas coisas e deixar pessoas, esperanças e futuros desfeitos?

(2010)


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Luta interior

Eu sempre quis e quero
Descobrir o mundo e mais um pouco.
Encontrar finalmente o que espero,
Sem ter medo de encontrar um louco.

Correr pelo medo fora,
À procura de algo novo
Podendo fazer-me esquecer de outrora.

Eu quero…
Deixar de ser quem sou…
Passar a ser uma pessoa diferente.
Descobrir o que ninguém pensou,
Acontecendo como um incidente…

Quero desaparecer
E voltar a viver.
Deixar o passado de lado,
Para o futuro ser bem planeado.

Eu quero e preciso…
Renascer para poder viver.
Voltar a crescer
Sem pensar no que devo fazer.


Quem é que nunca deu por si mesmo/a a pensar assim desta maneira? Se algo poderia ser diferente, de outra maneira pondo um ponto final em tudo o que passou e começar algo de novo?

(2009)