segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Os médicos

Medicina, uma área muito precisa e muito exigente, não apenas por exigir conhecer imensos campos nessa área, mas também por se tratar de vidas, ou seja, de conseguir salvar vidas.
A maior parte as pessoas olham para os médicos como apenas meros profissionais de saúde que estudaram e que passam a vida a receitar medicamentos e a prescrever exames, ganhando com isto bom ordenado, porém, esquecem-se que estes têm imensos pacientes e que estes (por sua vez) ficam chateados pelos seus médicos de família não se recordarem do seu caso em específico (pois se tentassem ter a lista de pacientes que cada médico tem e cada um com o seu problema talvez compreendessem os profissionais).
As pessoas esquecem-se que os médicos de família além de atenderem em centros de saúde também tem horas de atendimento nas urgências e alguns deles até nos hospitais.
Outros médicos de que também falo são os cirurgiões, que por sua vez, também com imensas horas de blocos operatórios e com casos ainda mais preocupantes que os médicos de família. Estes seguram as vidas das pessoas nas duas mãos, podendo um mero erro (seja por cansaço ou um pouco de distracção) matar a pessoa que está sendo operada.
Ambos costumam passar mais horas exercendo as suas profissões do que com as suas famílias (o que às vezes pode levar a divórcios), tudo por terem abraçado as profissões que escolheram salvar vidas humanas a todo o custo, seja qual seja a situação.


Está certo que existem vários tipos de médicos, porém, será que estes profissionais não merecem o nosso respeito e compreensão quando estes não se lembram dos nossos problemas?


(2016)


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O cancro

Quem é que nunca ouviu falar desta doença? Desta anomalia que insiste em mudar inúmeras vidas, não só de quem acompanha o doente como também a do doente em questão?
O cancro, aquele que deixa de rastos famílias inteiras, o causador de tanto sofrimento e de tantas lágrimas derramadas! Desde muitos anos atrás que este já existia, porém, não era tão falado nem tão divulgado pelos media como nos dias de hoje.
Este não é um assunto muito fácil de falar, mas é uma realidade do nosso quotidiano.
Existem inúmeras famílias que sabem como é e qual a sensação que temos ao recebermos a triste notícia que um ente querido é portador de cancro. Uma notícia deveras muito triste e chocante que faz com que o nosso chão nos fuja debaixo dos pés, com que nos sintamos a cair de um precipício sem fim à vista, com que sintamos tal aperto no nosso coração em que nos sintamos como que sufocando, como se estivessem a sugar-nos todas as nossas forças e estivéssemos a desfalecer.
Não é nada fácil conviver com alguém canceroso, pois mesmo que nos sintamos sem forças temos sempre de transparecer que estamos super bem para darmos coragem e apoio a quem mais precisa. É normal que ninguém é de ferro para conseguir aguentar tamanha realidade dolorosa, mas também não convém demonstrarmos à pessoa afectada que estamos afectados com o que acontece.
Acompanhar a pessoa nas suas idas ao hospital e receber com ela as notícias e independentemente dos resultados continuarmos fortes do seu lado (sendo boas ou más notícias).
Nenhuma doença é fácil de enfrentar, mas o cancro consegue ser muito malvado, pois pode ter consequências muito cruéis (desde físico ao psicológico) fazendo com que os que não têm comecem a dar mais valor às coisas mais simples das suas vidas e que admirem a força das pessoas doentes (pois elas conseguem demonstrar terem mais força e aceitarem melhor a sua doença do que as rodeiam).


Acompanhando pessoas que têm o cancro conseguimos reparar que não comandamos a nossa vida, que nada está em nossas mãos. Podemos mesmo questionar se as pessoas afectadas realmente mereciam passar por tal sofrimento? Será que alguém neste mundo merecia passar por tal? Como é que as pessoas conseguem arranjar forças para suportar o facto de terem o cancro? Já passou por tal experiência? Sentiu que o mundo pudera acabar? Acha que é fácil passar por tal situação? O que acha?


(2016)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Desvalorização pessoal

Quantos de nós já não nos sentimos desvalorizados pelos que nos rodeiam? Quantos de nós já fomos tidos em conta que somos como crianças ou apenas pessoas que não temos a noção de nada e que não servimos de nada? Ser inferiorizado por pessoas que não têm a mais mínima noção das coisas.
Infelizmente penso que a maior parte das pessoas já passou por estas tristes experiências e continuam a passar, seja no trabalho, em casa, ou em qualquer meio envolvente.
Eu acho que é realmente uma pena as pessoas não se verem umas às outras como espelhos uns dos outros que tentam seguir as suas vidas sem perturbar as dos outros!
Porque não ter as suas vidas e deixar de opinar ou julgar os outros? Porquê julgar tudo e todos como se fosse alguém superior acima de todos à sua volta? Porquê ter de magoar os que o rodeiam sem tentar se colocar no lugar dos mesmos?
Estas são questões que me fazem muita confusão e que de certeza a outras pessoas também.
Porque razão moramos num mundo onde as pessoas sentem prazer ao desvalorizar os outros, ao se sobreporem a alguém?
Gostava de conseguir entender os “porquês” destas questões e muitas mais, porém, não encontrei até agora ninguém que conseguisse matar essas incertezas que tenho.


O que acha destas questões? Deste assunto? Também já foi desvalorizado/a? Será que é justo haver pessoas que se sentem superiores a nós e que se julgam no poder de opinar sobre todos?


(2016)

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Fábricas: Pessoas VS Máquinas

Quem é que vivendo neste mundo em que vivemos ainda não se deu de conta que vivemos cada vez mais num planeta dominado pelas máquinas? A (talvez) excessiva produção e evolução das máquinas tem feito com que a maior parte da população seja dispensada dos seus serviços a fins de poupar recursos monetários investindo na maquinaria.
A evolução da tecnologia pode-se dizer que foi algo muito bom para todos nós em alguns aspectos (e não é preciso ser alguém muito sábio para chegar a essa conclusão), porém, estes avanços trouxeram com eles algumas consequências para a população em geral (como tudo na vida tem prós e contras).
Desde do princípio dos tempos o trabalho humano era o mais preciso, para tudo o que pudéssemos imaginar, pois as máquinas ainda eram as suas primeiras invenções (e de certeza estes nunca que pensaram vir a perder os seus trabalhos por conta da evolução das suas criações).  Contudo chegamos a um ponto em que se criaram robôs capazes de exercer as funções dos humanos e de programar as máquinas para fazerem tudo o que a mão do cidadão fazia com rigor.
Passamos duma geração em que se valorizava o trabalho das pessoas, para uma em que as máquinas fazem quase tudo sem ser necessário pagar-lhes.
A evolução foi boa até chegar ao ponto em que as pessoas não conseguem arranjar trabalho, devido não só aos típicos entraves (idade, aparência, estudos, entre outros) como também a devido às maquinas poderem fazer as mesmas funções sem “custar” tanto para a empresa.
Esta é a nossa (infelizmente outra vez) triste realidade que nos rodeia. Tanto demos pela evolução das máquinas que agora como paga estas “ocupam-nos” os lugares.


Será que é justo? Será que algum dia alguém pensou que isto poderia vir a acontecer? Será que a evolução da tecnologia ainda poderá nos afectar mais no sector do trabalho? O que acha?


(2016)

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Insano

O medo apodera-se
Vendo o ódio nos seus actos.
Aquele sentimento que não tem fim.
Que é mais do que um facto.

O medo faz tremer
E de tudo, ter pavor.
A maldita angústia que faz padecer
De ver todo aquele rancor.

Fica sem reacção…
Chora e implora pela sua calma.
Com aquela imensa dor no coração
E com enorme tormento na alma.

Ele ambiciona sangue e mortes,
Deixando-a num estado de pânico.


Quantas e quantas crianças, mulheres e até mesmo homens já não passaram por estas sensações e situações? Tristes mas reais! Será que alguém merece passar por tal situação? Sendo os agressores pessoas desconhecidas ou até mesmo conhecidos? O que acha?
(2010)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Valores

Não quero mais,
Viver neste mundo cruel,
Onde as pessoas são individualistas e só pensam em si!
Porque é que as pessoas não se podem entre ajudar sem se sobrepor?
Sempre o que alguém faz, tem de ter um só valor?
Tudo não passa de coisas banais.

Porque é que existem pessoas falsas,...
Ciumentas, invejosas, arrogantes, …?
Sempre que fazem algo, gabam-se e glorificam-se,
Até não poder mais.
Não reparam que ao fazer isso estão a magoar alguém,
Pois o que lhes importa é simplesmente exibirem-se.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Será que a maior parte das pessoas infelizmente não serão assim?

(2010)


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O nosso mundo

Cada pessoa tem o seu mundo
Quer seja limpo ou imundo,
Tendo sentimentos, nem que seja bem lá no fundo
Onde tudo é mais profundo.

Cada um isola-se à sua maneira
Deixando de lado um pouco a brincadeira.
Procuram divagar à sua vontade
Sem deixar nada pela metade.

Vão para onde podem sonhar,
Viver até, sem ninguém vir a perguntar
O porquê de ser assim ou assado,
De ser calmo ou stressado.

Temos direito à privacidade
Para mantermos a nossa sanidade.
Por isso vivam a vossa vida
Que é mais curta que comprida.

Neste mundo louco,
Sobreviver é um sufoco.
Se faz favor, vivam nos vossos mundos
E deixem de ser para os outros imundos.

O que acha? Será que cada quem no seu interior não possui um "mundinho" próprio?

(2013)