Mostrando postagens com marcador Poemas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poemas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de março de 2017

Incompreendida

Todas as pessoas têm as suas vidas!
Estas…, com altos e baixos.
Quem não os tem?
Errar é humano!

Quando já se está no fundo,
Vem logo alguém que nos joga para o profundo.
Como estar em coma,
Que leva algum tempo.
Algo que requer o seu tratamento.

Todos têm o seu talento.
Mas porque apontam-nos quando erramos em algo?

Temos direito de o fazer,
E antes de aprender…
Devemos crescer!

Ao errar,
Fecham-nos as portas.
Parece que desaparecemos!
Ninguém nos dá razão,
Nem de dar uma explicação.

Até os nossos pais,
Que se pudessem…
Mandavam-nos de castigo para Paris!


Quem nunca pensou assim? ...

(2009)

quarta-feira, 22 de março de 2017

Expressão...

Tento fugir de tudo
Para saber o que existe de verdade!
Lembro-me da alegria, mas logo vem a tristeza…
De que tudo um dia acaba.

Tento ser eu mesma, para o sempre,
Para que me sinta bem.
Deixar de ser de tudo um pouco,
Para tomar a liberdade,
De ser tudo o que me apeteça, …
Ser o que realmente quero.

Ter liberdade de expressão…
Sem estar sob pressão.
Fazer da vida o que me apeteça,
Sem ter quem me aborreça.

Deixar de ter medo de arriscar
E muito menos de falar.
Ser eu mesma, sem medos, nem receios.

(2010)

domingo, 12 de março de 2017

A new start

Quero crescer,
Para o possível e impossível esquecer!
Apagar o passado,
Que está mais do que estragado!

Começar do zero,
Com tudo de inesperado.
Viver como uma flor a desabrochar,
Que não sabe pelo que vai passar!

Eu não quero mais,
Continuar a viver esta vida!
Se possível…
Apagar como um fusível…

Continuar assim…
Sempre a sofrer,
Se todos os lados?
Já não há alegria de viver!

Por mais que pense que estou no fundo,
Acabo sempre por cair ainda mais.
Vejo que o fundo não tem fundo.

É como se estivesse a subir um rochedo,
E que quanto mais subisse… mais alto fosse.

Só quero que me deixem em paz!

(2009)


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Escondida

Ando perdida por aí,
Perdida por ti.
Preciso de espairecer.
Tenho de ver a luz do sol.

Bem podes tentar,
Resistir ao que sentes.
Mas bem sabes que não podes.
Não podes lutar contra os teus sentimentos.
Vem de dentro…
Do fundo … das entranhas do teu coração.

Já não podes esconder,
Aquilo que sentes.
É forte demais.
É como precisas do ar para respirar.
Ainda não é tarde demais.
Vais ver se tentares, … ainda consegues.

Faz o que ele te manda.
Ele sabe o que é mais correcto.
Nunca se engana, …vais ver…
Fecha os olhos, e faz o que ele te dispõe.
Jamais ir-te-ás arrepender.


Será ou não verdade que quando bate forte o sentimento faz acelerar o coração com mais força deixando-nos indecisas e sem jeito?

(2010)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Help

Encontro-me em casa,
E ele está completamente louco.
Cada dia que passa é mais assustador.
A minha casa passou a ser um filme de terror.
Ele vai até minha mãe
E agarra-a pelo braço.
Fico cheia de pavor,
Pois ele é um homem.

Cada dia que passa é mais um dia de terror.
Cada vez o meu medo aumenta.
Ele fecha a cara e range os dentes,
Tudo o que eu mais odeio.

Perco a noção da vida
E temo por minha mãe.
É a única coisa de maior valor que tenho.

Ela sofre mais que eu,
Mas dava tudo para sofrer por ela.
Não tem culpa do marido que tem,
Uma besta de todo,
Que não sabe dar valor ao que tem.

Está louco e cego de ciúmes,
De relações que imagina,
Que sua mulher tem com outros.

Fico sem saber como reagir,
E com vontade de cortar-me.
Sei que se o fizer irei ouvir…

Eu dava tudo para que pudesse mudar tudo.
Explodir com meu pai e mandá-lo para o inferno.
É a coisa mais nojenta que existe na minha vida.

Para ele só existe o álcool,
E os amigos.

Desejo morrer ou simplesmente…
Matá-lo.
Tenho sede de vingança e só o seu sangue me satisfaz.
Vê-lo a levar com terra em cima,
Pois só aí terei a certeza que minha mãe estará a salvo.

Eu quero que meu pai morra e vá…
Para o inferno. Para pagar por tudo o que …
Faz e pelo que já fez.

Eu odeio-o


Infelizmente quantas e quantas crianças passam por situações assim e pensam desta maneira ao verem-se impossibilitadas de ajudar as suas mães... O que acha sobre este assunto?

(2010)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O que será o amor / paixão

O amor é pior que uma doença,
E mais atordoante que uma droga.
É algo, a que somos sujeitos à nascença
Sendo necessário de alguém, a sua presença.

Atinge-nos, sempre quando menos esperamos
Incluindo aquela pessoa que jamais passaria pela cabeça.
Damos de conta que por essa, choramos,
Querendo fazer o que nos apeteça.

Se não é doença, porque nos dá dor?
E se tão pouco é droga, porque nos atordoa?
Acabar por ficarmos com rancôr,
Daquele indivíduo que nos magoa.


O que acha? Concorda ou não que o amor e a paixão são ambos estranhos de perceber?

(2010)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mau carácter

Existem vários tipos de indivíduos
Que não se preocupam com ninguém.
Esperam que todos os achem divertidos
E que se destaquem até o além.

Desejam o mal a todos à sua volta
Especialmente aos que estão bem.
Pois a inveja é o que os revolta
Principalmente de uma pessoa que é mais do que um mero “alguém”.

O que se pode desejar
É eles tudo um dobro receber,
Para saberem que nem todo o indivíduo é semelhar
E tudo o que desejamos pode retroceder.

Faz o bem
E não olhes a quem.

Sábio provérbio que muito diz
E que pode tornar alguém infeliz.
Quem deseja o mal
Pode ter uma vida infernal.

O mal a ninguém se deseja
Porque o dia de amanhã é incerto.
Enquanto o diabo pestaneja
Já o nosso destino é certo.


Concorda comigo? Será que deveras as pessoas se sentem bem ao desejar mal aos outros, podendo haver alguém que lhe deseje o mesmo?


(Fevereiro.2017)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Personalidades variadas

Com quantas facetas lidamos
Ao longo da nossa vida.
Não que nós queiramos
Mas que nos torna a estadia entretida.

Entretida a tentar os outros perceber
E um dia vi-los a entender.
Porque essas suas personalidades
Que têm tantas variedades.

Uma faceta para cada ocasião
Claro que apropriado à situação.
Nunca querendo ser o mais fraco
Nem que para isso tenha que pôr alguém num buraco.

A todo o custo der o vencedor,
Independentemente de quem tiver de derrubar.
O importante é ser da vitória o conquistador
E sair a se gabar.

O que importa é a sua fama
E a sua reputação.
Mesmo que o seu nome ande na lama
Fazer-se sempre de “cagão”.


Concorda ou não comigo? Será que realmente nunca conhecemos as pessoas que têm múltiplas facetas... Cada uma apropriada a cada situação...

(2017)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Angústia

O tempo passa
De tal forma que não é permitido ganhar traça.
As pessoas envelhecem…
E muitas delas adoecem.

Ao vê-la doente
Não sei como ser prudente.

Por ela a minha vida daria,
E tudo faria.
A doença iria roubar
Para a sua saúde voltar.

Custa-me vê-la sofrer
E nada poder fazer.
Observá-la a padecer,
De algo que ela jamais iria merecer.

Se o meu desejo, de algo servisse
Roubaria enquanto dormisse
Para que não se desse de conta
Que a sua saúde estaria pronta.


Escrevi este poema numa altura não lá muito boa e nele consegue perceber o porquê. Espero que goste. O que acha? Serei a única a pensar desta maneira quando se trata de um assunto assim ou parecido?

(2010)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Solta o que há em ti…

Quando ninguém te dá a mão…
Fecha os olhos e abre o coração!
Deixa a tristeza e vive a emoção…

Esquece o passado e vive o presente…
Olha para a frente!
Começa a sorrir, que aparecerá uma estrela cadente!

Refrão:
        Grita, pula e sente…
        Entre a gente!
        Que és vida,
        E que não estás perdida!

Diz bem alto o que vai em ti…
E a tudo o que for bom, diz que sim!
Larga as mágoas…
E faz as tréguas!

Refrão 2X

Tens de acreditar em ti…

Tu, … és a única,
Que o mundo tem…
Pois igual a ti não há mais ninguém…

Refrão 2X

Solta o que há em ti…


Esta foi uma tentativa de escrever uma música a alguns anos. Espero que gostem e que digam o que acham. Foi apenas uma experiência mas não passou disso. Que acham?


(2009)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

És o meu segredo

Gostava de te conhecer.
A tua forma de ser,
Desperta em mim tal curiosidade,
Que não acontece por casualidade.

Tudo em ti é diferente,
A meu ver.
Não que seja impaciente,
Mas talvez por tanto te querer conhecer.

Para mim, és um segredo,
Tal como a vida.
Quero descobrir o teu enredo,
Para saber como ela é por ti vivida.


Quem será que não pensa assim quando está gostando de alguém e está ainda conhecendo a pessoa? Aquelas dúvidas que pairam nas nossas cabeças, sempre tentando serem positivas...

(2015)


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Virar a página

Um ano começa
E irei vivê-lo como nunca vivi
Fazer o que antes perdi
E por que não como uma peça?

Deixar o que não prestou
Para aproveitar a nova etapa que começou.
As tristezas de nada servem
E no presente não interferem.

O passado de nada serve,
Só vem trazer más recordações.
Pois melhor deixá-lo onde se sabe,
Só dele aproveitar as canções.

Virar a página, é o que tenho a fazer
De que serve viver o que já passou?
A página já se virou,
E uma nova etapa tenho para viver.


Concorda ou não que devemos pensar assim no início de um novo ano? Deixar as mágoas para trás e começar de novo, com novas esperanças?
(2010)


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Subúrbios

Encontro-me farta deste mundo…
Mundo feito de crueldades.
Constituído por pessoas que não têm fundo,
E que acabam por ser piores do que os rebeldes.

Porque é que existem indivíduos que só fazem porcaria?
Que não se importam com os que os rodeiam?
Acabam por dar fim a toda a alegria,
E por dar razão àqueles que os odeiam!

Por mais hipóteses que dêmos,
Acabamos sempre por ficar sem solução.
De nada nos serve os livros que lemos,
Porque jamais conseguem alterar a conclusão.

A loucura é uma doença fatal,
E com bebidas à mistura…
Acabam por criar muito mal
O que leva a uma grande tortura.

A realidade dolorosa e crua,
Da qual um louco pode fazer.
Aquele resultado da droga pura,
Que no sangue não pára de correr.

(2010) 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Um sonho desfeito

Todos nós sabemos,
Que às vezes erramos!
Sem querermos,
E sem esperarmos!

Desejamos a verdade
Mesmo que seja dolorosa.
Pois uma mentira
Pode ser muito maldosa.

Uma vida pode mudar
À custa de uma partida!
Tudo pode estragar
E acabar por ser perdida!

Desfaz sonhos e vidas,
Destroçando adultos e crianças…
Não servindo as pessoas precavidas,
Que ficam sem esperanças.

Concorda ou não que a verdade mesmo que dolorosa pode desfazer muitas coisas e deixar pessoas, esperanças e futuros desfeitos?

(2010)


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Luta interior

Eu sempre quis e quero
Descobrir o mundo e mais um pouco.
Encontrar finalmente o que espero,
Sem ter medo de encontrar um louco.

Correr pelo medo fora,
À procura de algo novo
Podendo fazer-me esquecer de outrora.

Eu quero…
Deixar de ser quem sou…
Passar a ser uma pessoa diferente.
Descobrir o que ninguém pensou,
Acontecendo como um incidente…

Quero desaparecer
E voltar a viver.
Deixar o passado de lado,
Para o futuro ser bem planeado.

Eu quero e preciso…
Renascer para poder viver.
Voltar a crescer
Sem pensar no que devo fazer.


Quem é que nunca deu por si mesmo/a a pensar assim desta maneira? Se algo poderia ser diferente, de outra maneira pondo um ponto final em tudo o que passou e começar algo de novo?

(2009)


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Insano

O medo apodera-se
Vendo o ódio nos seus actos.
Aquele sentimento que não tem fim.
Que é mais do que um facto.

O medo faz tremer
E de tudo, ter pavor.
A maldita angústia que faz padecer
De ver todo aquele rancor.

Fica sem reacção…
Chora e implora pela sua calma.
Com aquela imensa dor no coração
E com enorme tormento na alma.

Ele ambiciona sangue e mortes,
Deixando-a num estado de pânico.


Quantas e quantas crianças, mulheres e até mesmo homens já não passaram por estas sensações e situações? Tristes mas reais! Será que alguém merece passar por tal situação? Sendo os agressores pessoas desconhecidas ou até mesmo conhecidos? O que acha?
(2010)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Valores

Não quero mais,
Viver neste mundo cruel,
Onde as pessoas são individualistas e só pensam em si!
Porque é que as pessoas não se podem entre ajudar sem se sobrepor?
Sempre o que alguém faz, tem de ter um só valor?
Tudo não passa de coisas banais.

Porque é que existem pessoas falsas,...
Ciumentas, invejosas, arrogantes, …?
Sempre que fazem algo, gabam-se e glorificam-se,
Até não poder mais.
Não reparam que ao fazer isso estão a magoar alguém,
Pois o que lhes importa é simplesmente exibirem-se.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Será que a maior parte das pessoas infelizmente não serão assim?

(2010)


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O nosso mundo

Cada pessoa tem o seu mundo
Quer seja limpo ou imundo,
Tendo sentimentos, nem que seja bem lá no fundo
Onde tudo é mais profundo.

Cada um isola-se à sua maneira
Deixando de lado um pouco a brincadeira.
Procuram divagar à sua vontade
Sem deixar nada pela metade.

Vão para onde podem sonhar,
Viver até, sem ninguém vir a perguntar
O porquê de ser assim ou assado,
De ser calmo ou stressado.

Temos direito à privacidade
Para mantermos a nossa sanidade.
Por isso vivam a vossa vida
Que é mais curta que comprida.

Neste mundo louco,
Sobreviver é um sufoco.
Se faz favor, vivam nos vossos mundos
E deixem de ser para os outros imundos.

O que acha? Será que cada quem no seu interior não possui um "mundinho" próprio?

(2013)